Oficina de Criação de Jogos

Desenvolvida especificamente para escolas, é dividida em quatro fases. Na primeira fase, a mais longa, os alunos conhecem uma gama variada de jogos de tabuleiro modernos e se divertem com as diferentes mecânicas do nosso acervo de mais de 150 jogos, além dos mais de 800 jogos da ludoteca da nossa parceria FunBox. Uma vez que os alunos criam um bom repertório de jogos, na segunda fase passam a analisar as mecânicas existentes e, em duplas, são convidados a criar seu próprio jogo. Sob a supervisão dos monitores e professores da oficina, desenvolvem seu protótipo, que é testado na terceira fase. Voltam a desenvolver os jogos para que, na última fase, possam reformular e fazer a arte final. Os melhores jogos podem ser selecionados para seguirem adiante e serem publicados como jogos comerciais através de uma parceria estabelecida com a FunBox Jogos.

1ª fase – Desenvolvimento de repertório.

 

2ª fase – Análise de mecânicas e criação do protótipo do jogo.

 

3ª fase – Teste e desenvolvimento do jogo.

 

4ª fase – Avaliação final e avaliação da editora e profissionais de jogos de tabuleiro.

 

No final da oficina, os alunos terão desenvolvido um jogo de sua autoria, podendo levar adiante caso tenham interesse.

Duração: de um semestre a um ano de oficinas semanais de 1 a 3h, para até 20 participantes

Público-alvo: Jovens a partir dos 12 anos e adultos

 

 

Oficina de Jogos de Tabuleiro para Pais e Educadores

A oficina tem como foco o relacionamento dos jogos de tabuleiro com as famílias e a sala de aula, visando criar oportunidades de trabalho de pais e professores com jogos de tabuleiro, sejam eles desenvolvidos pelos próprios pais e professores, seja utilizando jogos comerciais já existentes, trazendo uma ludicidade maior para o trabalho de saberes e valores de crianças e adolescentes. Também serão discutidas algumas questões muito presentes no trabalho educativo com jogos: 

  • Por que jogo educativo se tornou sinônimo de jogo chato?
  • O que é necessário para que um jogo seja educativo?
  • O objetivo maior do jogo é ser divertido?
  • Devemos encarar o jogo como um hobby ou uma necessidade?
  • Como podemos trabalhar jogos de tabuleiro de maneira a atingir nossos objetivos, e como saber precisamente se esses objetivos estão sendo atingidos?
  • Como transformar jogos em ferramentas educativas apropriadas e afinadas com os objetivos de ensino?
  • Como gerar alternativas à avalanche de jogos digitais e seu apelo tão forte com os adolescentes e crianças?

Finalmente, os participantes serão convidados a desenvolver um trabalho com jogos, utilizando os saberes trabalhados na oficina.

 Duração: 4 a 8h (um ou dois períodos) 

Público-alvo: Pais, professores e educadores em geral

 

 

Tarde de Jogos com a Família

Trabalho desenvolvido com o objetivo educacional de apresentar o mundo dos jogos modernos para famílias, seja em grupos familiares, de amigos ou em condomínios e clubes. A oficina se inicia com jogos mais simples nas primeiras semanas, aumentando a sua complexidade conforme os participantes forem se aprofundando mais neste mundo maravilhoso e instigante. Os jogos são selecionados com o objetivo de serem desafiantes para diferentes idades e, acima de tudo, trazerem diversão para todos, independente da faixa etária. Condomínios e grupos familiares.

Duração: 2 a 4h, para até 30 participantes

 Público-alvo: De 8 a 80 anos

 

 

Jogos de Tabuleiro para a Terceira Idade 

“Não paramos de brincar porque ficamos velhos, mas ficamos velhos porque paramos de brincar”. Essa frase de Bernard Shaw se tornou o ponto de partida para a idealização da oficina para a terceira idade. Através de jogos que estimulam a memória, raciocínio, coordenação motora, comunicação e atenção, os participantes poderão trabalhar diversas habilidades enquanto interagem socialmente e de maneira lúdica.

Duração: 1 a 4h, até 30 participantes

 Público-alvo: Terceira idade

 

 

jogos_funbox

É na brincadeira e apenas na brincadeira que o indivíduo, criança ou adulto é capaz de ser criativo e usar sua personalidade como um todo, e é apenas sendo criativo que o indivíduo descobre o seu eu. Winnicott

 Posted by on 16 de abril de 2013 at 01:05

  2 Responses to “Oficinas”

  1. Ola Fernando, tudo bem?
    Há 2 anos conheci os jogos modernos e desde então estou investindo meu tempo na pesquisa e compra desses jogos. Sou musico, e me facinou bastante a proposta de vcs. Sempre achei que os jogos tem um repertório imenso na educação de uma criança e de adultos, alem do poder de socialização tbm, ao contrário dos jogos eletrônicos cada vez mais individuais e repetitivos.
    Fiquei muito feliz em saber da existência do sua vez! Parabéns pelo projeto!
    Como faça pra participar das oficinas?
    Onde é? E quanto custa?
    No aguardo
    Richard

    • Olá Richard tudo bem? Muito obrigado pela agradável mensagem! É muito bom ter pessoas que acreditam e apoiam o programa!
      Para participar das oficinas, sugiro que você entre na nossa fanpage do face e assine por lá: https://www.facebook.com/SuaVezOrg
      É o melhor modo de mantermos contato, pois fazemos nossas atualizações por lá e assim que houver uma oficina aberta, em geral no Sesc, é informado lá. São oficinas de graça.

      Abraços!